Parceria Coats Corrente

Parceria Coats Corrente

Seguidores

MINHA LOJA NO ELO7

ENCOMENDAS

CASO TENHA INTERESSE EM ALGUMA PEÇA DO BLOG ENTRE EM CONTATO POR EMAIL: hcpalma@gmail.com ou Visite loja no Elo7: http://www.elo7.com.br/maoseartes Loja Solidarium: http://www.solidarium.net/loja/helen-palma---maos-e-artes

MINHA LOJA SOLIDARIUM

HELEN PALMA - Mãos e Artes

domingo, 24 de maio de 2009

BLUSA CROCHÊ MANGA LONGA




PONTO PARA BARRA EM BLUSA DE TRICÔ


Uma idéia para mudar a tradicional barra dois por dois...

PONTOS DE TRICÔ...


Achei interessante esse ponto... resolvi dividi-lo com vocês!

BOLERO PALA CIRCULAR







BOLERO BRANCO DETALHE NAS COSTAS



Adorei esse bolerinho, na foto está sendo usado como uma "saída" de praia, mas nada impede de usa-lo no dia a dia!! Super delicado e fácil de fazer!



BOLERO CROCHÊ MANGA CURTA


Este bolerinho parece difícil, mas não é... o corpo é feito num retângulo, e as mangas também são retângulos... o que dá o detalhe da manga é que na hora de costura-la ao corpo, ela deve ser franzida!! Achei muito delicado!

domingo, 17 de maio de 2009

BOLSA EM TRICÔ PONTO TRANÇADO

Essa bolsa eu já fiz, fica muito bonita!!
A princípio parece difícil, mas depois que a gente pega o jeito, fica até gostoso de fazer. Espero que gostem!


Toda feita em ponto meia, a peça propõe uma composição de tons de azul. Mas você pode criar a combinação que quiser. Em geral, as que misturam cores em degradê ficam mais sofisticadas. Unir tons diferentes sempre produz um resultado divertido e jovem. Se preferir algo mais artesanal, substitua as alças de metal por outras de bambu

Tamanho: 22 x 35 cm




Material
• Pingouin Brisa (usado duplo):
Royal (512) cor A;
azulado (2593) cor B;
turquesa (508) cor C

• ag. para tricô Pingouin nº 4
• tecido para o forro• 1 alça de metal

Ponto empregado

Ponto meia: direito em meia. Avesso em tricô.

Acabamento e montagem

A bolsa é feita em um número de pontos divisível por dez e usando o fio duplo. Montar 60 p. nas ag. nº 4 com a cor A; em seguida tric. em p. meia durante 3 cm. Em seguida fazer 6 triângulos de base: * tric. 2 t.; virar, tric. esses 2 p. em meia; virar, tric. 3 t. (pegar esse 3º p. na ag. esquerda); virar, tric. 3 m.; virar, tric. 4 t.; virar, tric. 4 m. e assim por diante, de modo a obter 10 p. na ag. direita. Deixar esses p. à espera. Sem cortar o fio e voltar em *.


Uma vez obtidos os triângulos de base, usar o fio de cor B, * tric. 2 m.; virar, tric. 2 t.; virar, fazer 1 aum. no 1º p.; 1 mate simples (tirar 1 p. sem fazer, tric. o p. seguinte e rem. o p. sem fazer sobre o tric.); virar, tric. 3 t.; virar, 1 aum. no 1º p.; 1 m.; 1 mate simples; virar, tric. 4 t. e assim por diante, até acabarem os p. da cor A, do 1º triângulo; deixar os 10 p. da cor B à espera. Com a cor B, levantar 10 p. no lado esquerdo, do 1º triângulo, virar e tric. esses 10 p. em tricô; virar, tric. 9 m.; 1 mate simples (o 10º p. levantado e o 1º p. do triângulo seguinte); virar, tric. 10 t.; virar, tric. 9 m., 1 mate simples; virar, tric. 10 t. e assim por diante até acabarem os p. da cor A do triângulo seguinte. Voltar em *, levantando os 10 p. no lado esquerdo de cada um dos triângulos seguintes. Levantar 10 p. no lado esquerdo do último triângulo; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 8 t. virar; tric. 9 m.;virar, tric.2 p. juntos em tricô, 7 t., virar, tric. 8 m. e assim por diante, até sobrar somente 1 p.


Levantar em seguida a esse p. e tricotando em tricô, 9 p. com o fio da cor C, na borda do triângulo obtido; virar, * tric. 10 m.; virar, tric. 9 t.; 2 p. juntos em tricô (ou seja, o 10º p. e o 1º dos p à espera de retângulo seguinte); virar, tric. 10 m.; virar, tric. 9 t.; 2 p. juntos em tricô e assim por diante, até acabarem os p. da cor B. Levantar 10 p. no lado do retângulo seguinte, tricotando-os em tricô. Voltar em *.

Para finalizar, pegar o fio A e repetir o trabalho a partir de *.

Depois de ter tricotado o número desejado de retângulos da cor A, terminar com o fio da cor B, trabalhando do seguinte modo: ** levantar 9 p. com o fio da cor A no lado do triângulo obtido; virar, tric. 10 m.; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 7 t.; 2 p. juntos em tricô (o 10 p. e o 1º do retângulo seguinte); virar, tric. 9 m.; virar, tric. 2 p. juntos em tricô; 6 t.; 2 p. juntos em tricô; virar; 8 m.; virar e assim por diante, até sobrar 1 p. Voltar em **. Trabalhar em p. entrelaçado nas 3 cores. A 44 cm do começo, tric. mais 3 cm em p. meia com a cor Royal e rem. os p.


Acabamento e montagem

Modo de armar:
Faça o forro e prenda ao mesmo tempo a alça. Repita nos dois lados da abertura.

Fonte: Revista Manequim

BLUSA PRETA MANGA MORCEGO




Tamanho: 42/44

Material


- 5 novelos pretos (940) do fio Luisa da Círculo- 1 par de agulhas para tricô n° 5- 1 agulha para trança- 1 agulha para crochê n° 10 (4,0 mm)- 1 agulha para tapeçaria para as costuras

Abreviaturas e pontos empregados

p. (ponto), t. (tricô), m. (meia), 2 p. juntos em m., mate simples (tire 1 p. sem fazer em m., 1 m., arrem. o p. sem fazer sobre o tricotado), 2 p. juntos em t., p. de barra 2/2 (direito = *2 m., 2 t.*, rep. de * a *; avesso = trab. acompanhando o p., t. sobre t., m. sobre m.), p.m. (direito em m., avesso em t.), p.t. (direito em t., avesso em m.), p. arroz duplo (1ª car. - *1 m., 1 t.*, rep. de * a *; 2ª carr. e todas as pares - trab. acompanhando o p., t. sobre t., m. sobre m.; 3ª carr. – *1 t., 1 m.*, rep. de * a *), trança 1 (1ª carr. – 1 t., 12 m., 1 t.; 2ª carr. e todas as pares – 1 m., 12 t., 1 m.; 3ª carr. – 1 t., coloque 3 p. na ag. de trança atrás do trabalho e deixe à espera, 3 m., trab. os 3 p. da ag. de trança em m., coloque 3 p. na ag. de trança na frente do trabalho e deixe à espera, 3 m., trab. os 3 p. da ag. de trança em m., 1 t.; 5ª, 7ª e 9ª carr. - 1 t., 12 m., 1 t.; 11ª carr. – volte à 3ª carr.), trança 2 (1ª e 3ª carr. - 1 t., 16 m., 1 t.; 2ª carr. e todas as pares - 1 m., 16 t., 1 m.; 5ª carr. – 1 t, 8 m., coloque 4 p. na ag. de trança na frente do trabalho e deixe à espera, 4 m., trab. os 4 p. da ag. de trança em m., 1 t.; 7ª, 9ª e 11ª carr. - 1 t., 16 m., 1 t.; 13ª carr. – 1 t., coloque 4 p. na ag. de trança atrás do trabalho e deixe à espera, 4 m., trab. os 4 p. da ag. de trança em m., 8 m., 1 t; 15ª, 17ª e 19ª carr. – 1 t., 16 m., 1 t.; 21ª carr. – volte à 5ª carr.), p.b. (ponto baixo), ag. (agulha), trab. (trabalhe), carr. (carreira), rep. (repita) arrem. (arremate).

Execução

Frente - monte 72 p. na ag. para t. e trab. p. de barra 2/2. A 9 cm de comprimento trab. os p. distribuídos da seguinte maneira: 10 p.m., 1 p.t., 1 p.m., 14 trança 1, 1 p.m., 18 trança 2, 1 p.m., 14 trança 1, 1 p.m., 1 p.t., 10 p.m.. A 20 cm de comprimento, para formar as cavas as diminuições serão feitas a cada 3 carreiras, logo uma vez será no direito do trabalho e a vez seguinte será no avesso do trabalho, nas 8 vezes em que for diminuir na frente trab. nos 3 primeiros p. da carr. 1 m., 2 p. juntos em m. e nos 3 últimos p. da carr. 1 mate simples, 1 m., nas 8 vezes em que for diminuir no avesso trab. nos 3 primeiros p. da carr. 1 t., 2 p. juntos em t., e nos 3 últimos p. da carr. 2 p. juntos em t., 1 t.. A 49 cm de comprimento, para formar o decote, arremate os 30 p. centrais dividindo o trabalho em 2 partes e conclua cada uma separadamente arrematando do lado do decote a cada 2 carreiras 1 p. 3 vezes.

Costas - monte 72 p. na ag. para t. e trab. p. de barra 2/2. A 9 cm de comprimento trab. em p.m.. A 20 cm de comprimento, para formar as cavas as diminuições serão feitas a cada 3 carreiras, logo uma vez será no direito do trabalho e a vez seguinte será no avesso do trabalho, nas 8 vezes em que for diminuir na frente trab. nos 3 primeiros p. da carr. 1 m., 2 p. juntos em m. e nos 3 últimos p. da carr. 1 mate simples, 1 m., nas 8 vezes em que for diminuir no avesso trab. nos 3 primeiros p. da carr. 1 t., 2 p. juntos em t., e nos 3 últimos p. da carr. 2 p. juntos em t., 1 t.. A 49 cm de comprimento, para formar o decote, arremate os 30 p. centrais dividindo o trabalho em 2 partes e conclua cada uma separadamente arrematando do lado do decote a cada 2 carreiras 1 p. 3 vezes.

Mangas – monte 70 p. na ag. para t. e trab. em p. de barra 2/2. A 6 cm de comprimento trab. em p. arroz duplo aumentando nos 2 lados a cada 2 carr. 1 p. 21 vezes. A 30 cm de comprimento, para formar a diminuição da manga, trab. 2 t., 2 p. juntos em t., passe 1 p. para a ag. direita sem trabalhar, vire as ag. e trab. 2 p. juntos em m. sendo o p. sem trabalhar e o 1° p., 2 m., vire as ag. e trab. 2 t., 2 p. juntos em t., 105 p. arroz duplo, 2 p. juntos em t., 2 t., vire as ag. e trab. 2 m., 2 p. juntos em m., passe 1 p. para a ag. direita sem trabalhar, vire as ag. e trab. 2 p. juntos em t. sendo o p. sem trabalhar e o 1° p., 2 t., vire as ag. e trab. 2 m., 2 p. juntos em m., 101 p. arroz duplo, 2 p. juntos em t., 2 t., vire as ag. e trab. 2 m., 2 p. juntos em m., passe 1 p. para a ag. direita sem trabalhar, vire as ag. e trab. 2 p. juntos em t. sendo o p. sem trabalhar e o 1° p., 2 t., vire as ag. e trab. 2 m., 2 p. juntos em m.. Trab. desta maneira diminuindo 4 pontos de cada lado até restarem 7 pontos na ag.. Trab. 3 p. juntos em t. a cada 2 carr. 3 vezes e arrem..

Acabamento e montagem

Costure as laterais da blusa. Feche as mangas e pregue-as nas cavas. Levante 38 p. na ag. para t., do direito para o avesso, contornando o decote da frente e trab. em p. de barra 2/2 aumentando nos 2 lados a cada 4 carr. 1 p. 10 vezes. A 30 cm de comprimento arrem. todos os p. Trabalhe da mesma maneira no decote das costas. Costure as laterais da gola. Com a ag. para crochê trabalhe uma carr. de p.b. ao redor da gola.

Amostra: um quadrado com 5 x 5 cm = 7 p. x 8 carr., confeccionado em p.m. nas ag. para t. n° 5.
Fonte: Revista Manequim

CASACO VERDE ESTILO ANOS 70




CASACO VERDE ESTILO ANOS 70 VER MANEQUIM receita

Tamanho: 40/42


Material



- 3 novelos na cor verde (5472) do fio Lã Seda da Círculo (novelo com 100 g)


- 1 par de agulhas para tricô n° 7

- 1 agulha para crochê n° 12 (5,0 mm)

- 1 agulha para tapeçaria para as costuras.

Abreviaturas e pontos empregados

p. (ponto), t. (tricô), m. (meia), laç. (laçada), 2 p. juntos em m., cordões de t. (direito e avesso em t.), p. fantasia (todas as carr. - 1 laç., 2 p. juntos em m.), corr. (correntinha), ag. (agulha), trab. (trabalhe), carr. (carreira), rep. (repita) arrem. (arremate).

Execução

OBS – Mangas, frente e costas são confeccionadas em uma única peça, começando pela barra das costas e terminando com a gola.
Blusa - monte 82 p. na ag. para t. e trab. em cordões de t.. A 17 cm de comprimento trab. os 2 primeiros e os 2 últimos p. em cordões de t., nos 78 p. centrais distribua 38 diminuições e trab. em p. fantasia. A 40 cm de comprimento, para formar as mangas, monte 25 pontos de cada lado e trab. os 5 primeiros e os 5 últimos pontos em cordões de tricô para os punhos e os 84 p. centrais em p. fantasia. A 72 cm de comprimento, para finalizar as mangas arrem. nos 2 lados 25 pontos 1 vez. Trab. os 2 primeiros e os 2 últimos p. em cordões de t. e os 78 p. centrais em p. fantasia. A 95 cm de comprimento distribua 38 aumentos nos 40 pontos centrais e trab. todos os p. em cordões de t.. A 112 cm de comprimento arrem. todos os p..

Acabamento e montagem

Dobre a blusa ao meio no comprimento e costure as mangas e as laterais. Com a ag. para crochê e fio duplo faça 2 cordões de corr. com 35 cm de comprimento cada, prenda-os nas bordas das costuras das laterais para fechar a frente. Amostra: um quadrado com 5 x 5 cm = 5 p. x 8 carr. confeccionados em cordões de t. nas ag. para t. n° 7.

Fonte: Revista Manequim






domingo, 10 de maio de 2009

CASACO 200 PONTOS



CASACO 200 PONTOS - Receita
Lã Sedificada, Brilho, Elegance
Agulha 6 - colocar 200 pontos na agulha e tricotar 2 x 2 (2 T / 2 M) por 20 cm (começando e terminando a carreira com 1 T).
Depois de tricotar os 20 cm em 2 x 2 passar os pontos para agulha 5 e fazer o seguinte:
Onde são 2 T faça 1 T, onde são 2 M faça 1 M (sempre começando e terminando a carreira com 1 T)
Dessa maneira ficaremos com a metade dos pontos.
Tricote em 1 x 1 (1T/1M) até atingir 50 cm.
Volte para a agulha 6 e volte a tricotar 2 x 2 (2T / 2M) aumentando os pontos que matou anteriomente. (onde tem 1 T aumente para 2 T, onde tem 1 M aumente para 2M – sempre começando e terminando a carreira com 1T)
Tricote então em 2 x 2 até atingir 20 cm como no começo do trabalho.
Remate.
Dobre a peça ao meio para ter uma noção de onde fará as mangas.
Levante 75 pontos com agulha 5 para fazer as mangas que deverão ser feitas em ponto 1 x 1 até o comprimento desejado. (Se quiser, pode usar esse modelo pra fazer um bolerinho sem mangas, ou meia manga).
Faça isso dos dois lados da peça.
Dobre ao meio novamente e feche as laterais.
Está pronta a sua blusa.
A parte executada em ponto 2 x 2 será a gola, e a outra parte em 1 x 1 será o corpo da blusa.

CASACO PARA CRIANÇA
160 pontos ag 6 por 12 cm
Diminui para 80 pontos agulha 5 por 38 cm
Volta para 160 agulha 6 por 12 cm
Levantar pontos para as mangas + ou – 60 pts tricotar em 1 x 1

Obs. Para as lãs Brilho e Elegance como são mais finas pode fazer com 200 pontos, para a Sedificada como é mais grossa pode usar 180 pontos

domingo, 3 de maio de 2009

CAPA NA COR CRU COM BOTÃO E GOLA


Essa capa não tem receita, mas nem precisa né!!!
É só fazer um retângulo num tamanho que dê pra fechar na frente, coloar um botão, ou fechar com um broche, e fazer uma linda gola!!

MINI CAPA LITTLE CORAL ROSE







MATERIAL

Capa• 3 (4,5) novelos de 100 gr fio Safira (70% acrílico, 30% lã − Pingouin) cor 6130 (Rojo mix) • agulha reta ou circular 5,5 • agulha de crochê 4 • 3 botões

Flores • 1 novelo de 50 gr fio Neoné (100% poliamida − Pingouin) cor 2319 (Shiraz) • 1 novelo de 50 gr fio Neoné (100% poliamida − Pingouin) cor 100 (Preto) • agulha reta ou circular 3,5 • 12 fechos para broche tipo alfinete • 6 botões ou contas pretas • cola para bijuteria


* Tamanho PP/P (para medida de busto até 86 cm).
As indicações entre ( ) são para os tams. M/G/GG/2GG

Sugestão de fiosCapa (versão festa ou versão verão) Eskadinha (Frantex) Caprice (Qualifios) Bella (Pingouin) usado duplo Medidas aproximadas da minicapa45 cm (altura da frente, excluindo o acabamento do decote) para o tamanho PP/P Amostra como o fio Safira e agulha 5,5 16 pontos x 30 carreiras = 10 cm em cordões de tricô Ponto empregadoCordões de tricô (direito e avesso sempre em meia)

EXECUÇÃO DA MINICAPA

Montar 70 (80, 90) pontos com a agulha 5,5 e o fio Safira e tecer 6 carr. em meia.

Continuar tecendo em meia da seguinte maneira:

Primeira seção- 4 pt em meia, deslizar o ponto seguinte sem tecer, com o fio pela frente, virar o trabalho, 4 pt em m (os mesmos que você acabou de tricotar). - 9 pt em meia, deslizar o ponto seguinte sem tecer, com o fio pela frente, virar o trabalho, voltar ao princípio trabalhando em m. Seguir repetindo o processo, acrescentando mais 5 pt a cada carreira interrompida. Na última carreira, só restarão 5 pts na agulha esquerda. Virar o trabalho e tecer até o final da carreira.

Segunda seção- Continuar tecendo, “virando” o trabalho sempre 5 pontos antes da “virada” anterior, tecendo da borda mais larga até a mais estreita (que será o pescoço) e vire o trabalho 5 pt antes da virada anterior.

Observe que as carreiras vão ficando cada vez mais curtas.

Quando você só tiver 5 pt para tricotar na agulha esquerda, trabalhe em m a carreira toda, recomece a partir da Seção 1 até o final da Seção 2

Ao finalizar a Seção 2, tecer 6 carreiras em cordões de tricô (3 cordões)
Repetir a Seção 1 e 2 por 2 vezes
14 carreiras em cordões de tricô (7 cordões)
Repetir a Seção 1 e 2 por 1 vez
20 carreiras em cordão de tricô (10 cordões)
Repetir a Seção 1 e 2 por 1 vez
14 carreiras em cordões de tricô (7 cordões)
Repetir a Seção 1 e 2 por 2 vezes
6 carreiras em cordões de tricô, cortar o fio principal, mas não arrematar.
Deixar os 70 pontos à espera.

Arremates- Levantar ao redor do decote (parte curva menor) com a agulha 5,5 aproximadamente 58 pontos (tamanho PP/P) e tecer 8 carreiras (4 cordões), não arrematar. Com a agulha de crochê fazer 1 carreira em ponto baixo (a partir dos pontos não arrematados) e 1 carreira em ponto caranguejo.

Retomar os 70 (80, 90) pontos deixados à espera, e com a agulha de crochê tecer 1 carreira em ponto baixo e outra carreira em ponto caranguejo. Fazer o outro lado igual (lado esquerdo), lembrando de posicionar 3 casas para os botões.

Pregar os botões.

FLORES
(6 flores) Com a ag. 3,5 e o fio Neoné preto (ou Shiraz) montar 6 pontos e tecer:

1ª carreira: 3 meia, 1 laçada, 3 meia

2ª carreira e todas as carreiras pares: em meia

3ª carreira: com a outras cores, 3 meias, 1 laçada (mudar para a segunda cor), 4 meia(você estará fazendo um minijaquard em duas cores, portanto deve cruzar os fios a cada mudança de cor − veja a foto das flores antes da montagem)

5ª carreira: 3 meia, 1 laçada, 5 meia

7º carreira: 3 meia, 1 laçada, 6 meia
9ª carreira: 3 meia, 1 laçada, 7 meia 11ª carreira: 3 meia, 1 laçada 8 meia

12ª carreira: arrematar 6 pontos em meia, continuar a tecer os 6 pontos restantes.

Repetir as carreiras de 1 a 12 por mais 4 vezes (5 pétalas)

Montagem das flores:
Costurar os 6 pontos iniciais da primeira pétala aos 6 pontos finais da última pétala. Com um fio auxiliar e agulha de costura, franzir a flor passando o fio por dento dos “furinhos” resultantes das laçadas. Após franzir, amarrar bem o franzido.
Ajeitar as pétalas, pregar 1 botão ou conta no centro da flor. Costurar no verso de cada flor, 2 alfinetes para broches. Como o fio tende a desfiar, arrematar as pontinhas resultantes do corte com um pinguinho de cola para bijoux e dar alguns pontinhos com linha para costurar.
Fonte: Revista Manequim

XALE BLUEBERRY - Versátil










Material
- 2 bolas de fio Anne (100% algodão mercerizado - Circulo) cor 6388 - 2 bolas fio Anne (100% algodão mercerizado – Circulo) cor 9563 (mescla) - agulha circular (80 cm) 6,0 mm - 4 marcadores de pontos - linha e agulha para costura (para arrematar as emendas dos fios)

Os pontos




Ponto Fantasia 1
Quantidade de pontos múltiplo de 12 mais 7: 1ª, 3ª e 5ª carr: *7 t, 5 m*, 7 t 2ª. Carr. e todas as pares: tecer acompanhando o ponto 7ª, 9ª e 11ªcarr: 1 t *5 m, 7 t* 5 m, 1 t Volte à 1ª. carr.


Ponto fantasia 2
1ª carr: 2 juntos em meia, 1 laçada 2ª carr: toda em meia repetir essas 2 carreiras

OBS : a peça é tecida usando 2 fios juntos Antes de iniciar o trabalho leia com atenção as instruções. A peça é tecida aberta em agulha circular para facilitar a visualização do desenvolvimento do trabalho. É recomendável a utilização de marcadores de pontos para visualizar onde serão feitos os aumentos. Na medida em que se tece, os marcadores de pontos devem ser deslocados. O trabalho é tecido de cima para baixo, ou seja, do pescoço em direção ao bico do xale.



Amostra: não é importante

Execução



Montar 7 pontos e tecer da seguinte maneira:



1ª e 2ª carreira: em meia 3ª carreira: 2 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 2 m (11 pontos) 4ª carreira: em meia 5ª carreira: 2 m, 1 marcador de pontos, 1 laç, 3 m, 1 laç, 1 marcador de pontos, 1 meia, 1 marcador de pontos, 1 laç, 3 m, 1 marcador de pontos, 2 meia (15 pontos) 6ª carreira e todas as carreiras pares: 2 m, meia sobre meia, tricô sobre tricô, 2 meia 7ª carreira: (Essa carreira equivale à 7ª carreira do ponto fantasia 1) 2 m, 1 laç, 5 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 5 m, 1 laç, 2 m (19 pontos) 9ª carreira: 2 m, 1 laç, 1 t, 5 meia, 1 t, 1 laç, 1 m, 1 laç, 1 t, 5 meia, 1 t, 1 laç, 2 m (23 pontos) 11ª carreira: 2 m, 1 laç, 2 t, 5 meia, 2 t, 1 laç, 1 m, 1 laç, 2 t, 5 meia, 2 t, 1 laç, 2 m (27 pontos) 13ª carreira: (Esta carreira equivale à 1ª carreira do ponto fantasia 1) 2 m, 1 laç, 2 m, 7 t, 2 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 2 m, 7 tricô, 2 m, 1 laç, 2 m (31 pontos) Continuar a tecer lembrando sempre de fazer as laçadas (aumentos) após (e antes) os 2 pontos iniciais e finais, bem como no centro do xale. Ao mesmo tempo, siga o padrão do ponto fantasia 1 e a sequência de cores conforme a foto.
Ao atingir 9 repetições completas (108 pontos) e mais 5 pontos meia (ponto fantasia 1) em ambas as faces do xale, iniciar o ponto fantasia 2. Teça 2 carreiras em meia com a cor 6388, 2 carreiras no ponto fantasia 2, 2 carreiras com a cor 9563, 2 carreiras com a cor 6388.


Faça o arremate em picô de 2 pontos (em tricô) da seguinte maneira:


Arremate 3 pontos (teça 2 juntos em meia), * volte o último ponto arrematado para a agulha esquerda, aumente 1pontos a partir desse ponto que está na agulha, arremate os próximos 5 pontos (incluindo o ponto que aumentou)*. Repita de *a* até arrematar todos os pontos do xale.




Para um acabamento perfeito, arremate todos os fiapos de linha resultantes das trocas de cores, com linha de costura e agulha, para esconder bem as pontinhas dos fios.

Passe levemente a peça com ferro a vapor e um pano para proteger o trabalho.
Fonte: Revista Manequim

GOLA CAPUZ SHELLEY




















GOLA CAPUZ SHELLEY – rev manequim
Grau de dificuldade: muito fácil
Receita de: Karen Burns
Tamanho: P/M e G/GG

Material
- 2 bolas de fio Camila Fashion (100% algodão mercerizado -Coats Corrente) cor 1005 (vinho) - agulhas retas ou circular (60 cm) 5,0. - 8 botões pequenos - linha e agulha para costura

O ponto
Ponto fantasia: Ondas e cordões: quantidade de pontos múltiplos de 10 pontos mais as bordas.

1ª carreira: * 10 m, (1 m alongado)10 vezes * termine a carreira com 1 ponto de borda (Para fazer o ponto meia alongado: em cada ponto introduzir a agulha para trabalhar em meia, mas enrolar o fio 2 vezes em volta da agulha em lugar de uma, antes de terminar o ponto)

2ª carreira: toda em meia, soltando as laçadas do ponto alongado

Da 3ª a 6ª carr: em meia (cordões de tricô)

7ª carreira: * (1 m alongado)10 vezes, 10 m *

8ª carreira: igual a 2ª

Da 9ª a 12ª carreira: em meia (cordões de tricô)

OBS: a peça é tecida usando 3 fios juntos O número entre parênteses representa as instruções para o tamanho G/GG.

Amostra: não é importante

Execução

Montar 72 (82) pontos e tecer 4 carreiras em meia (2 cordões)
Na carreira seguinte, iniciar o ponto fantasia
A 4,5 do início, formar 1 casa de 1 ponto (1 laçada, 2 pontos juntos em meia) a 4 pontos da borda Continuar tecendo em ponto fantasia, formando mais 3 casas a cada
4,0 cm
Após a última casa, continuar tecendo até atingir 22,5 (24,5)cm
Na carreira seguinte formar 1 casa do lado direito, a 4 pontos da borda Continuar tecendo em ponto fantasia, formando mais 3 casas a cada 4,0 cm
Após a última casa, tecer mais 4 carreiras em meia e arrematar frouxo para não repuxar os pontos
Arremate

Com o direito do trabalho para cima, pregar 4 botões do lado esquerdo coincidindo com as casas formadas do lado esquerdo.
Vire a peça e pregue os botões restantes.
Como usarPara usar como gola feche todos os botões e dobre a peça ao meio. Para usar como capuz, vista a peça sem dobrar e ajeite-a por sobre a cabeça

Fonte: Revista manequim

sábado, 2 de maio de 2009

CASACO AZUL PETRÓLEO


Esse casaco é igual ao Blusão Village, feito em cor diferente, lã mais grossa e gola bem maior.
Ficou ma-ra-vi-lho-soooooo!!!

BLUSÃO VILLAGE em tricô




Eu adoro esse casaco, ainda quero fazer um!!!
Ele fica maravilhoso no cru, no verde escuro, beringela etc..etc...
Tamanho 42/44
MaterialPingouin Família: 11 nov. rosa chá (1376); ag. para tricô Pingouin nº 41/2 ; ag. para crochê Pingouin nº 3; 1 botão.
Pontos empregados Barra 1/1: * 1 m.; 1 t.*; 1 m.. Ponto meia: direito em m.; avesso em t. Avesso do ponto meia: direito em t.; avesso em m..
Ponto fantasia: seguir o gráfico.
Ponto de cordas: seguir o gráfico.
Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p..
Bico: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em avesso do p. meia nas ag. nº 41/2 = 17 p. x 22 carr..
RealizaçãoCostas - Montar 110 p. nas ag. nº 41/2 e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 35 cm do começo, tric. em barra 1/1. Ao mesmo tempo a 35 cm do começo para as cavas rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 54 cm do começo, rem.
Frente esquerda - Montar 54 p. nas ag. nº 41/2 e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 35 cm do começo, tric. em barra 1/1. Ao mesmo tempo a 35 cm do começo, rem. à direita a cava como nas costas. A 48 cm do começo, para o decote rem. à esquerda cada 2 carr.: 9 p.; 5 p. (2 v.); 4 p.; 3 p.; 2 p. e 1 p.. A 54 cm do começo, rem. os p. restantes.
Frente direita - Mesmo trabalho da frente esquerda ao contrário.Mangas - Montar 40 p. nas ag. nº 41/2 e tric. do seguinte modo: 15 p. em avesso do p. meia; 10 p. em p. de corda; 15 p. em avesso do p. meia. Aum. de cada lado cada 12 carr.: 1 p. (7 v.). A 40 cm do começo, para a cava rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 44 cm do começo, rem..
Gola - Montar 146 p. nas ag. nº 41/2 e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico, fazendo 2 p. de borda de cada lado. A 22 cm do começo, rem..
Modo de armar Costurar os ombros. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas. Costurar a gola a toda volta do decote. Pregar o botão junto do decote na frente esquerda. Fazer uma casa com uma alcinha de crochê na frente direita. Fazer à toda volta dos punhos o bico seguindo o gráfico.

BLUSA CHAMONIX




Lembram daquela túnica que postei anteriormente??? Pois olhe o que encontrei com gráfico, receita e tudo!!!
Tamanho 42/44
Requer muita prática
Material: Pingouin Sedificada: 4 nov. sisal (703);
ag. para tricô Pingouin nº 6;
ag. circular Pingouin nº 5 com 60 cm de comprimento.
Pontos empregados: Ponto tricô: tric. todas as carr. em m. ou t..
Pala: seguir o gráfico.
Corda central: seguir o gráfico.
Corda lateral: seguir o gráfico.
Entremeio das cordas: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm no conjunto dos p. nas ag. nº 6 = 20 p. x 21 carr..
Realização
Pala - Montar 30 p. nas ag. nº 6 e tric. em p. da pala seguindo o gráfico. A 100 cm do começo, rem.
Frente e costas - São iguais, começadas por cima. Montar 77 p. nas ag. nº 6 e tric. seguindo o gráfico correspondente do seguinte modo: 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral e 3 p. em p. de entremeio das cordas. Aum. nos p. do entremeio das cordas cada 12 carr. 1 p. de cada lado do p. sem fazer conforme ilustração do gráfico. A 36 cm do começo, rem..
Mangas - Montar 40 p. nas ag. nº 6 e tric. seguindo o gráfico correspondente do seguinte modo: 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral e 3 p. em p. de entremeio das cordas. Fazer 2 vezes aum. nos p. do entremeio das cordas cada 12 carr. 1 p. de cada lado do p. sem fazer conforme ilustração do gráfico. A 34 cm do começo, rem..
Modo de armar Fechar em círculo a parte tric. para a pala.
Costurar frente, costas e mangas na pala deixando a costura da pala para as costas.
Costurar as mangas na frente e nas costas aproximadamente 5 cm para formar as cavas. Fechar as mangas e os lados.
Levantar 160 p. a toda volta do decote (pala) com a ag. circular e tric. em p. tricô. A 3 cm do começo, rem. bem apertado.

BLUSA VERSAILLES







Tamanho 42
MATERIAL: PINGOUIN NOBLESSE – 6 novelos na cor 1817 (chuvisco);
ag. para tricô PINGOUIN nº 3 ½;
ag. para crochê PINGOUIN nº 3 ½;
1 botão grande.
PONTOS EMPREGADOS: Barra 2/2 – 1ª carr.: * 2 t., 2 m. *
Ponto Fantasia 1 – seguir o gráfico 1.
Ponto Fantasia 2 – seguir o gráfico 2.
Ponto Fantasia 3 – seguir o gráfico 3.
Ponto Fantasia 4 – seguir o gráfico 4.
Ponto Fantasia 5 – seguir o gráfico 5.
Ponto Fantasia 6 – seguir o gráfico 6.
Correntinha (corr.). Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto (p.a.) - 1 laç., introduzir a ag., laç.; rem. 2 p.;e com outra laç. rem. todos os pontos.
Ponto Fantasia 7 – 1ª carr.: 3 corr., * 2 corr., pular 2 p. de base, 1 p.a. no p. de base seguinte*; repetir de * a * até o final, 3 corr., virar. 2ª carr.: * 2 corr., 1 p.a. no p.a. seguinte *; repetir de * a * até o final. 3ª carr.: 1 corr. Inicial, *2 p.b. no espaço de 2 corr., 1 p.b. no p.a.*; repetir de * a * até o final.
AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em barra 2/2 = 30 p. x 28 carr.
EXECUÇÃO
Costas – Montar 116 p. e tric. da seguinte maneira: (26 p. em barra 2/2, 4 p. em p. fantasia 1) 3 v. e 26 p. em barra 2/2. A 45 cm do começo, para os raglãs, rem. de cada lado, cada 2 carr. 4 p. e 1 p. (14 v.). A 55 cm do início, rem. acompanhando o p.
Frente Direita – Montar 62 p. e tric. em barra 2/2 por 8 cm. Trabalhar da seguinte maneira: 6 p. em barra 2/2, 6 p. em p. fantasia 2; 2 p. em barra 2/2, 18 p. em p. fantasia 3, 6 p. em barra 2/2. Prosseguir aum. 1 p., 3 p. em p. fantasia 4 e 22 p. em barra 2/2. A 45 cm do início, formar o raglã, rem. a esquerda, cada 2 carr. 4 p. e 1 p. (14 v.). A 55 cm do inicio, rem. acompanhando o p.
Frente Esquerda – Fazer como a Frente Direita invertendo as formações.
Mangas – Montar 78 p. e tric. no conjunto dos p. da seguinte maneira: 22 p. em barra 2/2, 4 p. em p. fantasia 1, 26 p. em barra 2/2, 4 p. em p. fantasia 1 e 22 p. em barra 2/2. A 10 cm do início, formar os raglãs, rem. de cada lado, cada 2 carr. 4 p. e 1 p. (14 v.). A 20 cm do início, rem. acompanhando o p. Tira da pala (corda dupla)
– Montar 17 p. e trabalhar em p. fantasia 5. A 100 cm do início, rem. acompanhando o p.
MODO DE ARMAR
Montar os raglãs. Fechar as mangas e os lados. Levantar 261 p. ao longo do decote e trabalhar em p. fantasia 6 durante 6 carr. Rem. acompanhando o p. Em seguida, com a ag. de crochê, trabalhar em p. fantasia 7 por 3 carr. Rem. o fio.
Prender a tira da pala ao longo do decote com p. invisíveis.
Trabalhar agora ao longo da tira, fazendo as 1ª e 3ª carr. do p. fantasia 7. Rem. o fio.
Para as beiradas da Frente, levantar 174 p. e trabalhar em barra 2/2. A 8 cm do início, rem. acompanhando o p.
Para o acabamento do decote, levantar 210 p. e tric. em barra 2/2. A 4 cm do início e a 8 p. da direita, fazer 1 casa para botão (= 1ª carr.: rem. 4 p. 2ª carr.: montar 4 p.).
Continuar trabalhando em barra 2/2 até obter 8 cm do início. Rem. acompanhando o p.
Pregar o botão.

TÚNICA DECOTE REDONDO DE TRANÇAS - MARAVILHOSA!!!

Essa túnica acho maravilhosa!!!
Infelizmente não tenho o gráfico, mas não é difícil !!!
Quem tem prática tira de letra! rsrs
Para se ter uma idéia de como faze-la, dê uma olhada na Blusa Versailles que postei.

PELERINE MULTICOLORIDA


Uma pelerine de cores lindas, combina com tudo!!! E o melhor, fácil de fazer. Toda em ponto meia 2 x 2.
Depois de tecida é só fazer esse detalhe pra drapear no meio e pronto! Uma cacharrel por baixo e tá lindo!

BLUSA TRICÔ E CROCHÊ



Essa blusa não tem receita, mas também dá pra fazer no olhômetro!! Achei super diferente!

CACHECOL CROCHÊ BABADOS




Esse cachecol também é muito fácil de fazer e fica lindo!!!

CACHECOL CROCHE FLORES




O friozinho já está chegando, esse cachecol é simples e gracioso!